A visita contou com a apresentação de projetos
e ações desenvolvidas na Fazenda Água Limpa da UnB além da apresentação de tecnologias utilizadas e a aplicação prática para produtoras da agricultura
familiar Distrito Federal e Ride.
No dia 14 de janeiro de 2025, foi realizada a 1ª Visita
Técnica a Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília (UnB) do projeto
“Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo” realizado pelo
Instituto Movimento em parceria com a Secretaria da Mulher e atendeu 40 visitantes.
%2016.07.37_d0b7d631.jpg)
A visita, foi conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo de Abreu Flores Toscano e contou a participação de professores e pesquisadores da
Instituição.
As participantes da Visita Técnica visitaram as áreas do Centro
de capacitação Bovinos de Leite, o Centro de Manejo de Ovinos e o Centro de
Aquicultura Sustentável da Fazenda Água Limpa da UnB.
Os visitantes foram recebidos pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo Toscano e pela Coordenadora do Projeto Elaine Barbosa.
Em seguida houve um momento de descontração e a entrega
do Kit Lanche.
A visita se dá início no Centro de Manejo Ovino onde são recebidos pelo Professor Cássio José da Silva que apresenta a base do sistema de criação e manejo de ovinos para corte.
O professor apresenta, inicialmente, os benefícios do consumo de carne ovina para a saúde humana e mostra a importância da qualidade das forragens e o benefício nutricional de alimentos de qualidade para pequenos ruminantes


A visita seguiu para o Centro de capacitação Bovinos de Leite.
Os visitantes conheceram a sala de ordenha, principal local de um sistema de
produção de leite, o professor Cássio explicou que a ordenha é realizada de
forma mecanizada e apresentou a técnica responsável pela operação na fazenda.
Finalmente os visitantes conheceram o Centro de Aquicultura Sustentável Coordenado pelo professor Rodrigo Diana Navarro onde estudantes apresentaram o projeto de extensão “Se eu fosse um peixinho”.
O projeto é um trabalho de educação ambiental sustentável que utiliza a aquaponia em um sistema de recirculação possibilitando o cultivo de alimentos com uma filtragem natural e equilibrada com o meio ambiente.
Em seguida, representando a Secretaria da Mulher, a Subsecretária Dayanne Timóteo falou sobre o projeto " Agropecuária Sustentável Mulheres Transformando o Campo" e a parceria com o Instituto Movimento projeto realizado através de emenda da Deputada Jaqueline Silva e agradeceu a presença de todos.
Por fim, a Professora Michelle Vilela, Coordenadora do grupo GeHorti da UnB e apoiadora do projeto falou sobre a importância do projeto e do impacto na vidas de produtoras rurais do Distrito Federal finalizando com a Visita Técnica.
Esta foi a primeira de quatro Visitas Técnicas a serem
realizada na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília.
O projeto “Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo” tem como objetivo capacitar mulheres de áreas rurais do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), promovendo a adoção de práticas agrícolas sustentáveis.
A iniciativa é uma parceria do Instituto Movimento Brasil com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal e tem apoio do Grupo de Estudos em Horticultura (GEHORTI) da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília – FAV UnB, que visa fortalecer o protagonismo feminino no setor agropecuário, ao oferecer capacitação técnica e prática por meio de minicursos, visitas técnicas e palestras.
Minicursos, Visitas Técnicas e Palestras
Além da visita técnicas e a oferta de minicursos, serão realizadas palestras com o tema "Sustentabilidade e Meio Ambiente", com duração de 2 horas, em escolas públicas, ampliando o alcance das iniciativas do projeto e sensibilizando a comunidade sobre a importância da sustentabilidade no campo.
Sobre o Instituto Movimento Brasil
O Instituto Movimento do Brasil foi criado por profissionais comprometidos em contribuir para o desenvolvimento do Brasil, com foco na implementação de projetos culturais, sociais, ambientais e agrícolas com a missão de desenvolver e implementar ações e programas que gerem impacto socioeconômico, melhorem a educação, promovam a inclusão e gerem renda, além de valorizar a diversidade cultural brasileira.