NOSSOS PROJETOS

O Instituto Movimento desenvolve e implementa programas e projetos que atuam na área social, cultural, econômico, Agrícola, e ambiental. Trabalhamos em rede, articulando e mobilizando recursos enquanto conectamos parcerias locais, globais e intersetoriais.

Projeto Agropecuária Sustentável – Mulheres Transformando o Campo realizou 2ª Visita Técnica a Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília - UnB

Uma visita aos projetos e estudos desenvolvidos na Fazenda Experimental da UnB foi realizada para explorar as técnicas utilizadas e adaptá-las à rotina das agricultoras familiares, pesquisadoras e demais interessadas no assunto no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento (Ride).




No dia 7 de fevereiro de 2025, ocorreu a 2ª Visita Técnica à Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília (UnB), como parte do projeto “Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo”, realizado pelo Instituto Movimento em parceria com a Secretaria da Mulher. 

O evento , que recebeu a participação de aproximadamente 49 mulheres, foi conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo de Abreu Flores Toscano e contou com a presença de professores e pesquisadores e alunos da instituição.



As participantes visitaram o Centro de Aquicultura Sustentável, o setor de Máquinas Agrícolas, o Centro de Manejo de Ovinos e o Centro de Capacitação em Bovinos de Leite da Fazenda Água Limpa da UnB. 



A visita iniciou com a recepção e boas-vindas aos visitantes, conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo Toscano e pela Coordenadora do Projeto, Elaine Barbosa. Em seguida, houve uma pausa para a entrega e consumo do kit lanche.





O primeiro local visitado foi o Setor de Aquicultura Sustentável, onde as participantes foram recebidas pelo professor responsável, Rodrigo Diana Navarro, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Aquicultura AcquaUnB. 






O professor apresentou as técnicas desenvolvidas no local e detalhou o projeto “Se eu fosse um peixinho”, explicando que a iniciativa utiliza a técnica da Aquaponia, um sistema de recirculação em que a água com amônia e compostos nitrogenados, proveniente dos peixes, é filtrada por plantas específicas e retorna limpa ao tanque. As visitantes tiveram a oportunidade de colher mudas oferecidas pelo professor e esclarecer dúvidas sobre o plantio.





Em seguida, o grupo conheceu o setor de Máquinas Agrícolas, recepcionado pelo Professor Thiago Correia, responsável pelo setor e Coordenador do Laboratório de Mecanização Agrícola (Lamagri). Após as boas-vindas, alunas do laboratório apresentaram os maquinários e esclareceram dúvidas das visitantes, que puderam interagir com os equipamentos, incluindo tratores.







Durante o evento, a Subsecretária Dayanne Timóteo, representando a Secretaria da Mulher do DF, agradeceu a presença das participantes e destacou a importância de iniciativas que valorizam e empoderam as produtoras rurais do Distrito Federal. Ela também agradeceu à Deputada Jaqueline Silva por viabilizar o projeto por meio de emenda parlamentar.




A visita prosseguiu no Centro de Manejo Ovino, onde o responsável técnico Antônio, abordou a criação e o manejo na ovinocultura. Ele destacou técnicas como o controle de lotação e a rotação de pastos, que visam otimizar a alimentação e o desenvolvimento dos animais, contribuindo para a saúde e produtividade do rebanho.





 Ele também apresentou  o desenvolvimento de uma pesquisa em que utiliza a técnica da fístula ruminal, um procedimento cirúrgico que instala uma cânula com tampa no rúmen dos ovinos, permitindo a coleta de amostras e a introdução de substâncias para estudos sobre nutrição e digestibilidade. O procedimento é realizado com anestesia e cuidados éticos, sendo essencial para pesquisas avançadas na área.







Finalmente, as participantes visitaram o Centro de Capacitação em Bovinos de Leite, onde conheceram a sala de ordenha, principal local do sistema de produção de leite. Foram recebidas pelo graduando Ulisses, que explicou o processo de ordenha mecanizada, a armazenagem e refrigeração do leite, além de demonstrar a limpeza e assepsia dos equipamentos utilizados.








O projeto

O projeto “Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo” tem como objetivo capacitar mulheres de áreas rurais do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), promovendo a adoção de práticas agrícolas sustentáveis.

A iniciativa é uma parceria do Instituto Movimento Brasil com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal e tem apoio do Grupo de Estudos em Horticultura (GEHORTI) da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília – FAV UnB, que visa fortalecer o protagonismo feminino no setor agropecuário, ao oferecer capacitação técnica e prática por meio de minicursos, visitas técnicas e palestras.

Pages