Projeto "Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o
Campo"
ofereceu o Minicurso "Mecanização Agrícola para Mulheres"
O minicurso ofereceu informações técnicas e realizou atividades práticas na Fazenda da UnB
Nos dias 17 e 18 de julho de 2025 o projeto Agropecuária Sustentável mulheres transformando o campo ofereceu o minicurso "Mecanização Agrícola para Mulheres" para cerca de 50 participantes entre produtoras rurais, estudantes
e profissionais do setor.
O minicurso foi ministrado pelo Docente da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília Tiago Pereira da Silva Pereira e contou com as presença do Engenheiro Agrônomo Marcelo Toscano da Professora Michelle Vilela, docente da Instituição e da Subsecretária Dayanne Timóteo, que representou a Secretaria da Mulher do DF.
O primeiro dia de minicurso teve inicio com a recepção dos participantes onde o professor Tiago e o Engenheiro Marcelo tiveram momentos de fala e conduziram os participantes para uma café da manhã de boas-vindas.
Após o lanche, os participantes foram para o local reservado para a aula onde professor Tiago iniciou sua apresentação explicando sobre o cenário atual da agropecuária com foco especial no pequeno produtor familiar e a sua importância para o agronegócio no Distrito Federal (DF) e RIDE.
Em seguida o Professor Tiago falou sobre a diferença do uso da máquina agrícola no campo e a sua vantagem para o produtor rural.
Além disso ele abordou sobre a importância da manutenção preventiva e pós uso em campo das maquinas e implementos e explicou como tais manutenções tornam-se um custo baixo para os produtores que uso continuo sem manutenção ate o desgaste total da peças e maquinas.
Tiago seguiu com o minicurso discutindo sobre os implementos agrícolas como grade o arado, o subsolador, o encanteirador e a plantadora de mandioca e indicou qual o equipamento ideal para cada tipo de solo e condição.
O primeiro dia de minicurso ainda teve a participação da Subsecretária da Secretaria da Mulher Dayanne Timóteo que agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância da realização de projetos como o Agropecuária Sustentável para o desenvolvimento e capacitação profissional da mulheres produtoras rurais do DF.
O Segundo dia de minicurso teve início com a recepção dos participantes com um café da manhã. Em seguida os participantes seguiram para a área reservada onde o professor Tiago iniciou sua aula.
Após algumas orientações sobre segurança no caso das mulheres como prender o cabelo, não usar roupas folgadas utilizar calçado fechado, não descer da máquina ou implemento antes de seu desligamento, os participantes seguiram para os maquinários disponibilizados para a aula.
O professor Tiago apresentou cada uma das máquina suas funções e particularidades e em seguida os alunos tiveram a oportunidade de operar as mesmas, nas quais foram feitas simulaçãoes como aragradagem, arar, realizar o encanteiramento, realizar o plantio de mandioca e utilizar a colheitadora.
Algumas das máquinas apresentadas foram: tratores de diversas potências e tamanhos, tobatas, colheitadeira e diversos implementos agrícolas.
No final os participantes tiraram dúvidas, compartilharam informações e fizeram agradecimentos ao professor e pela oportunidade oferecida pelo projeto.
Empoderamento e capacitação das mulheres no campo
O projeto "Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o
Campo" visa capacitar produtoras do DF e RIDE em técnicas agrícolas
inovadoras e sustentáveis. Em parceria com a Secretaria da Mulher do DF,
e com o Fomento da emanda Parlamentar da deputada Jaqueline Silva oferece
cursos teóricos e atividades práticas para ampliar a participação feminina no
agronegócio, promovendo autonomia e liderança. Conta com apoio do Grupo de
Estudos em Horticultura - GEHORTI/FAV/UnB.
Secretaria da Mulher do DF promovendo a emancipação profissional no
campo
A Secretaria da Mulher do DF fomenta equidade de gênero e integração das
mulheres em todas as esferas sociais. Através de programas de formação,
incentivo econômico e reconhecimento, apoia iniciativas como esta, reforçando o
protagonismo feminino no desenvolvimento rural sustentável.
Instituto Movimento Brasil
O Instituto executa projetos culturais, sociais, ambientais e
agropecuários. Sua missão é gerar impacto positivo na economia, educação e
inclusão, além de fomentar renda e valorização da cultura brasileira.